EJECT completa 13 anos de fundação

Dentro da empresa é encontrado diferencial na formação acadêmica e estímulo do empreendedorismo estudantil
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 17 de julho de 2023

Formada por alunos focados em desenvolver suas habilidades com um aprendizado prático, na entrega de projetos em alta qualidade e por um preço abaixo do mercado, a Empresa Júnior da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, EJECT, completa seus 13 anos. Com 31 membros e reconhecimento no meio empresarial júnior, eles realizam o trabalho com pequenas, médias e grandes empresas, oferecendo soluções digitais para diversos modelos de negócio.

As empresas juniores são empresas sem fins lucrativos que aproximam os alunos do mercado de trabalho e elaboram projetos de consultoria na área de formação dos estudantes. A EJECT, foi fundada em 2010, no dia 15 de julho, se tornando especializada no desenvolvimento de sites responsivos, sistemas web e hospedagem de dados.

Ao longo dos anos a EJECT tem consolidado seu nome no Movimento Empresa Júnior (MEJ) e na área tecnológica inovadora. Entre suas principais realizações, a Empresa Júnior ganhou reconhecimento no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) em 2015, Prêmio RN: Foco no Cliente e Excelência em Gestão em 2017, Prêmio: Impacto no Ecossistema e Vivência Empresarial em 2018 e Tetra Alto Crescimento em 2019.

EJECT no pulso22, evento de Empresas Juniores em Mossoró – Foto: cedida

Dentro da empresa, algumas metas estão sendo alcançadas também internamente. Os membros têm recebido capacitações visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Os aspirantes, durante o seu processo seletivo, têm recebido treinamento, proporcionando um ambiente de aprendizado contínuo.

“Nossa equipe se empenhou em enfrentar desafios complexos e entregou resultados satisfatórios aos nossos clientes. Essas conquistas evidenciam nossa capacidade de gerenciar e executar projetos com excelência”, relata Eduardo Belchior, estudante de Ciências e Tecnologia e atual Diretor Presidente da EJECT.

Além disso, Eduardo conta que houve um aumento significativo no número de alunos participantes da EJECT. Através de iniciativas de divulgação e engajamento, mais estudantes têm demonstrado interesse. No último processo seletivo da empresa, no semestre de 2023.1, chegaram 11 novos membros para compor o time.

Parte da equipe da EJECT – Foto: arquivo pessoal

O professor da ECT Efrain Pantaleon é o tutor da EJECT desde o início e quem apoia os alunos diante dos desafios diários. “É uma experiência agradável e diferente também. Quase todos os anos acontecem mudanças na gestão, o que traz novos desafios. Embora seja uma empresa júnior, ela tem atingido sua maturidade, mudamos muito desde o início até hoje”, explana Efrain. Ele também afirma que os estudantes buscaram incessantemente pela identidade da empresa junto ao curso, o que foi uma conquista e os fez crescer muito na área da tecnologia.

Equipe da EJECT reunida junto ao professor Efrain Pantaleon – Foto: arquivo pessoal

A experiência empresarial júnior deixa sua marca. Os Pós-Juniors são quem mais podem falar sobre isso, como no caso de Jéssica Aparecida. “Na EJECT, eu pude superar meu medo de me expor, consegui desenvolver minha comunicação e me sentir mais preparada para enfrentar desafios no mercado de trabalho, indo além das minhas limitações. Me sinto pronta não somente com as técnicas de gestão, mas também para conquistar batalhas em time e impactar pessoas”, finaliza Jéssica, que foi Diretora Vice Presidente em 2022 e ingressou em C&T em 2018.2. Agora, ela está no 10º período cursando a ênfase de Negócios Tecnológicos.

Vale ressaltar um aspecto incomum que reforça a diversidade dentro da EJECT. Nela, há estudantes de outros cursos que cobrem as necessidades das demandas, como a atual Assessora de Projetos, Olga Guedes, que cursa Pedagogia e é professora licenciada em Artes Visuais. Ela conheceu a empresa através de um amigo e viu na EJECT uma forma de colocar os conhecimentos em prática e construir portfólio. “Minha formação é voltada à Arte e Educação, a EJECT me trouxe uma vivência empresarial que eu nunca tive nessa área. Aprendi muito sobre o mercado tecnológico, trabalho remoto, gestão de produtos, precificação e liderança, o que agregou imensamente ao meu desenvolvimento pessoal e profissional”, esclarece Olga.

Esse ano o foco da empresa é capacitar os membros, com cursos e palestras que elevem o nível técnico para alinhá-los às exigências do mercado. Eles também têm concentrado seus esforços em consolidar parcerias estratégicas com instituições acadêmicas e empresas, com o objetivo de ampliar oportunidades de projetos, além de fortalecer a presença no mercado de trabalho e na comunidade acadêmica. Os interessados em fazer parte futuramente podem acompanhar através do Instagram da EJECT, onde é publicado semestralmente a chegada de novos processos seletivos.